A uroginecologia é uma subespecialidade da ginecologia e da urologia que se concentra no tratamento de disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária, prolapsos e disfunções sexuais.
Trata-se de uma importante área da medicina, responsável por ajudar as mulheres a melhorar sua qualidade de vida e a recuperar sua saúde pélvica.
Incontinência urinária, dificuldade para urinar, dor durante a relação sexual e sensação de peso na pelve podem significar que é hora de buscar ajuda médica.
Não existe idade certa. É importante destacar que mulheres de qualquer faixa etária devem procurar a ajuda de uma uroginecologista quando apresentarem os sintomas listados.
Este pode ser feito por meio de uma avaliação clínica e de exames físicos ou complementares, como ultrassonografia e ressonância magnética.
Além da prática de atividades físicas, do controle do peso e do não tabagismo, a prevenção passa pelo tratamento imediato de infecções urinárias e de doenças inflamatórias pélvicas.
É realizada com a ajuda de um sistema cirúrgico robótico controlado por uma cirurgiã. Durante a cirurgia, a médica se senta em uma estação de controle e manipula instrumentos cirúrgicos miniaturizados que são conectados a braços robóticos. O sistema é projetado para oferecer aos cirurgiões maior precisão, flexibilidade e controle durante a cirurgia.
A Uroginecologia é uma área da medicina que se concentra em diagnosticar e tratar problemas relacionados ao sistema reprodutivo feminino e ao trato urinário inferior.
A avaliação e tratamento com um especialista em Uroginecologia são essenciais para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
A endometriose é uma condição médica em que o tecido que normalmente cresce dentro do útero, cresce fora dele, afetando órgãos vizinhos, como os ovários, trompas de Falópio, intestinos e bexiga. Esse tecido fora do lugar pode causar dor, inflamação e outros sintomas desconfortáveis durante o ciclo menstrual.
Algumas das principais queixas de mulheres com endometriose incluem dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, sangramento irregular ou intenso e infertilidade.
O prolapso genital é uma condição médica que ocorre quando os órgãos pélvicos de uma mulher, como bexiga, útero ou reto, deslocam-se para a abertura vaginal devido à fraqueza dos músculos e ligamentos que os mantêm no lugar. Esse enfraquecimento geralmente ocorre devido ao envelhecimento, gravidez, parto vaginal ou menopausa. As mulheres com prolapso genital podem sentir uma pressão ou peso na vagina, além de dor durante a relação sexual ou ao urinar. Em casos graves, pode ocorrer uma protuberância da abertura vaginal.
A incontinência urinária é uma condição médica que se caracteriza pela perda involuntária de urina, devido à falta de controle da bexiga. Essa perda pode ocorrer por vários motivos, tais como o enfraquecimento dos músculos da bexiga, lesão dos nervos que controlam a micção, envelhecimento, gravidez e parto vaginal, obesidade ou certos medicamentos. Os sintomas incluem urgência para urinar, perda involuntária de urina durante atividades físicas ou durante o sono, e dificuldade em reter a urina até chegar ao banheiro.
Os miomas uterinos são tumores não cancerosos que se desenvolvem no tecido muscular do útero, conhecido como miométrio. Esses tumores podem variar em tamanho e quantidade, e embora não sejam considerados malignos, podem causar sintomas desagradáveis e afetar a fertilidade. Os miomas uterinos podem provocar sangramento menstrual intenso, dor pélvica, aumento do abdômen, sensação de pressão na bexiga ou no reto e, em casos raros, infertilidade.
Graduada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, a uroginecologista Dra. Priscila Matsuoka fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição onde fez sua especialização em Uroginecologia. Com sete pós-graduações, Priscila buscou aperfeiçoamento na Medicina Baseada em Evidências, pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Com foco humanitário na medicina, a doutora ostenta o título de ser uma das únicas mulheres cirurgiãs brasileiras a realizar a cirurgia robótica. Sua visão sobre a responsabilidade social do médico a leva para conduzir trabalhos voluntários em comunidades isoladas, sem acesso a atendimento clínico de qualidade, Brasil afora.
Mulher que se ama é mulher que se cuida
Clínica Ayumie
Rua Vergueiro, 2253, Conjunto 414 e 415
Vila Mariana, São Paulo - SP, 04101-100