Fale conosco pelo WhatsApp

Alterações hormonais em mulheres que praticam atividades físicas em excesso

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

19 setembro, 2017

Por:

Você sabia que a prática extenuante e contínua de exercícios físicos pode gerar disfunções hormonais no organismo da mulher? Todos sabem que a prática de exercícios físicos são sempre recomendados pelos inúmeros benefícios à saúde da mulher. No entanto, quando há um exagero na prática de atividades físicas, os efeitos podem ser o contrário. ????

Conhecida como Tríade da Mulher Atleta, trata-se de uma condição caracterizada por alterações menstruais, baixa densidade óssea e falta de energia associada ou não a distúrbios alimentares. Isso ocorre, pois, com a diminuição da gordura corporal excessiva, leva a um desequilíbrio neuroendócrino, causando uma falha na glândula que regula diversas funções hormonais e, desta forma, gerando as alterações menstruais.

A progressão deste distúrbio pode levar a ausência de menstruação, osteoporose e distúrbios alimentares. Sem contar que prejudica a performance da mulher atleta, levando a problemas cardiovasculares e musculoesqueléticos. Para prevenção e tratamento desta síndrome, é importante considerar o diagnóstico precoce.

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. ????????

Beijos ????
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564