Fale conosco pelo WhatsApp

Uroginecologia

Especialidade trata de doenças e alterações que acometem o sistema geniturinário das mulheres, atuando também na prevenção e preservação da saúde e qualidade de vida feminina.

A uroginecologia é uma subespecialidade da ginecologia, relativamente nova, que se responsabiliza por cuidar das mulheres com alterações na anatomia e no funcionamento do sistema geniturinário feminino, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados a útero, bexiga e demais órgãos localizados na região baixa do abdômen das mulheres. Os profissionais desta área também trabalham com prevenção e reabilitação de problemas relacionados à vagina, reto e assoalho pélvico.

A incontinência urinária está entre as principais doenças tratadas dentro da urologinecologia, mas este especialista também pode ser procurado para tratamento de infecções urinárias de repetição, cistite intersticial ou síndrome da bexiga dolorosa, dor pélvica crônica, desconforto durante contato íntimo, dor para ter relação sexual,  útero caído e outras condições que afetam o trato urinário ou órgãos genitais das mulheres. Entenda melhor sobre esta especialidade a seguir!

Qual a importância da uroginecologista?

Qual a importância da uroginecologista?

A  médica especializado em uroginecologia compreende toda a fisiologia da região pélvica feminina, estando apto a diagnosticar e tratar condições que acometem o sistema geniturinário das pacientes (vulva, bexiga, uretra, vagina, reto por exemplo). Trata-se de uma área da saúde considerada essencial para a qualidade de vida feminina, e tende a se tornar cada vez mais importante, à medida que o organismo feminino vai amadurecendo. Vejo muitas vezes as mulheres em dúvida em qual especialista passar, quando surge um problema como infeções urinárias de repetição. Nesse caso, ao invés de ser consultada por diversos especialistas, a uroginecologista tem expertise de fazer uma avaliação completa da mulher, ajudando-a a compreender a fisiologia feminina, a sua sexualidade e direcionando o melhor tratamento.

O acompanhamento uroginecológico rotineiro é essencial para prevenir doenças, diagnosticar alterações de maneira precoce, identificar malformações e tratar condições preexistentes que estão comprometendo a saúde da mulher. O especialista também pode fornecer orientações no que diz respeito aos cuidados íntimos e garantir uma boa saúde geral da paciente.

O organismo humano é composto por estruturas complexas e que interagem entre si e estão intimamente ligadas. No caso do sistema urinário, sua proximidade com o sistema reprodutor feminino pode fazer com que doenças urológicas afetem a fertilidade da mulher, demandando atenção de um especialista em uroginecologia — que reúne conhecimento justamente dessas duas áreas.

Uroginecologia:

Quando procurar um profissional da área?

Na maioria dos casos, as mulheres procuram um especialista em uroginecologia quando são diagnosticadas com uma doença do trato geniturinário e são encaminhadas a este profissional. Isso não significa, porém, que as pacientes não possam procurar diretamente pela médica sempre que perceberem alterações relacionadas ao fluxo urinário ou sentirem alguma dificuldade relacionada à sua vida sexual ou reprodutiva.

Alguns dos principais sintomas que podem acender um alerta para a necessidade de procurar uma uroginecologista são:

Não é necessário esperar pela manifestação desses sintomas para procurar um especialista, e a consulta pode ser realizada com o intuito preventivo — seja para realizar um check-up uroginecológico ou para obter informações personalizadas para aprimorar a saúde do trato geniturinário feminino. O profissional de uroginecologia poderá avaliar criteriosamente cada caso, diagnosticando alterações e indicando o tratamento adequado.

Principais doenças

Tratadas pela uroginecologia

A uroginecologista trata as doenças que acometem o trato urinário de mulheres, afetando principalmente bexiga, uretra e órgãos da região pélvica. Infecção urinária de repetição, incontinência urinária e prolapsos genitais estão entre as principais enfermidades cuidadas por este especialista. A uroginecologia também abrange problemas reprodutivos e ginecológicos, como endometriose e miomas uterinos.

Outras alterações que podem ser diagnosticadas e tratadas por esta especialidade são:

  • Bexiga hiperativa;
  • Disfunções miccionais;
  • Flacidez vaginal;
  • Atrofia vaginal;
  • Cistite intersticial ou Síndrome da Bexiga Dolorosa;
  • Complicações urinárias associadas a cirurgias ginecológicas prévias;
  • Infecções urinárias de repetição;
  • Candidíase de repetição;
  • Dispareunia (dor para ter relação) na penetração ou profundidade;
  • Corrimentos vaginais de repetição;
  • Endometriose vesical;
  • Incontinência urinária de esforço;
  • Prolapsos Genitais;
  • Cistos Vaginais (Cisto de Gardner, Cistos de Bartholin);
  • Uretrites;
  • Divertículos uretrais;
  • Hímen imperfurado;
  • Malformações vaginais.
Principais doenças

Tratamentos oferecidos pela uroginecologia

Há diferentes linhas de tratamento possíveis para garantir o cuidado de doenças que acometem o assoalho pélvico e os órgãos do sistema urinário e genital feminino. Dependendo da condição clínica apresentada pela paciente, os métodos podem ser conservadores ou cirúrgicos, cabendo ao especialista avaliar a melhor abordagem para cada caso, sempre visando a opção que trará mais benefícios à saúde da paciente.

Nos tratamentos conservadores, algumas possibilidades incluem fisioterapia, uso de medicamentos, instilação vesical de medicamentos (aplicação de medicamentos dentro da bexiga), imunoprofilaxia, orientação sobre cateterismo limpo intermitente,  terapia hormonal e até mesmo mudanças no estilo de vida — eliminando fatores de risco que favorecem a piora das condições de saúde. Em alguns casos, também pode ser indicada a aplicação de ácido hialurônico ou toxina botulínica para ajudar na regulação das estruturas do assoalho pélvico.

Quando há indicação cirúrgica, a preferência é pela utilização de técnicas minimamente invasivas sempre que possível. A cirurgia robótica e laparoscópicas convencionais, assim como cirurgias por acesso vaginal são amplamente utilizados na uroginecologia, proporcionando inúmeras vantagens às pacientes, tais como recuperação mais rápida, menos incômodo pós-operatório, redução dos riscos cirúrgicos e menor tempo de internação.

Como são feitos os diagnósticos?

A maioria das doenças uroginecológicas pode ser diagnosticada a partir de uma cuidadosa avaliação dos sintomas apresentados pela paciente, aliada ao exame físico. As informações obtidas nessa avaliação inicial direcionam a necessidade de exames complementares (laboratoriais, imagem e funcionais) para a elucidação diagnóstica. Com base em todas as informações coletadas nestas análises, o especialista poderá identificar o problema de saúde que está afetando a paciente, apontando o tratamento mais adequado.

O tipo de tratamento recomendado dependerá diretamente das características e necessidades específicas de cada paciente, além de seu quadro clínico e etapa da vida em que ela se encontra. Mulheres jovens e que têm pretensão de ter filhos no futuro, por exemplo, certamente terão indicação de tratamentos muito diferentes daquelas que já foram mães ou entraram na menopausa.

A Dra. Priscila Matsuoka é médica especializada em uroginecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e  possui conhecimento aprofundado em endoscopia ginecológica pelo Hospital Servidor Estadual de São Paulo e capacitação em cirurgia robótica pelo Instituto Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. A profissional está apta, portanto, a contribuir para a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que acometem o sistema geniturinário feminino, recomendando abordagens terapêuticas e realizando intervenções conforme a necessidade da paciente.

Sempre que possível, a Dra. Priscila Matsuoka opta pela realização de intervenções por meio da cirurgia minimamente invasiva, que garante a resolução do caso de maneira menos agressiva ao organismo da paciente. Este tipo de procedimento pode ser realizado para tratamentos de doenças específicas, de acordo com as particularidades de cada caso.

Fontes:

Dra. Priscila Matsuoka

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

International Urogynecology Associtation

Para saber mais a respeito da atuação de um profissional especializado em uroginecologia e conhecer melhor o trabalho da Dra. Priscila Matsuoka, entre em contato e agende uma consulta com a profissional.

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564