Fale conosco pelo WhatsApp

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?

Mulher com as mãos na cabeça e nervosa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

5 novembro, 2018

Por:

Na minha clínica atendo muitas mulheres sobrecarregadas com a tripla jornada da mulher. Preocupo-me muito com este tema. 

O termo burnout vem do inglês e significa, de forma literal, queimar até o fim. Essa síndrome está relacionada ao estresse excessivo, desencadeado pela realização exagerada de atividades (normalmente relacionadas ao trabalho), ou seja, é um esgotamento físico e mental que decorre de uma vida profissional sobrecarregada. Na síndrome de burnout, a pessoa pode apresentar   exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal.

Entre os sintomas mais comuns  podemos citar: exaustão física e emocional; ansiedade; desânimo acentuado; dificuldade em sentir prazer e raciocinar; irritabilidade; preocupação; alterações do sono; sentimentos de incapacidade ou inferioridade; falta de motivação e criatividade.

Se o quadro não for tratado, poderá evoluir para um patamar mais grave, com grande prejuízo na vida pessoal e profissional.

Para prevenção é importante o descanso adequado e o equilíbrio entre trabalho e lazer, além de mudanças de hábitos e expectativas.

Muito interessante, não é mesmo? E você, tem cuidado da sua saúde emocional? Tem reservado um tempo para passar com sua família , amigos ou fazendo algo que goste? Isso é essencial para levar uma vida em equilíbrio. Reflita nisso e faça alterações em sua rotina, caso seja necessário! Não hesite em procurar ajuda.

Beijos
Dra. Priscila K. Matsuoka

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564