Atendimento Vila Mariana - SP

Agende sua consulta

Quais as principais causas da infertilidade?

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp
Mulher sentada segurando um teste de gravidez com a outra mão no rosto.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A infertilidade pode estar associada a fatores presentes no organismo feminino, masculino ou em ambos

A infertilidade é uma condição médica em que o casal apresenta dificuldade para engravidar após o período de um ano de relações sexuais frequentes e sem uso de qualquer método anticoncepcional. No caso de mulheres com idade superior a 35 anos, antecipamos a investigação caso não haja gestação com o tempo de tentativas em 6 meses.

Entender as causas da infertilidade é fundamental para encontrar maneiras de contornar o problema e viabilizar a maternidade. Uma vez que a condição pode estar associada a fatores femininos ou masculinos, ou a uma combinação entre eles, é sempre necessário conduzir uma investigação no organismo tanto do homem, como da mulher.

Agende sua consulta com a ginecologista Dra. Priscila Matsuoka!

Principais causas da infertilidade masculina

Estima-se que, aproximadamente, 30% dos casos de infertilidade sejam causados por fatores masculinos, ou seja, que estão presentes no organismo do homem. Conheça, a seguir, as principais causas da infertilidade masculina:

Baixa contagem de espermatozoides

Uma quantidade insuficiente de espermatozoides no ejaculado pode reduzir significativamente as chances de um óvulo ser fertilizado, caracterizando assim a infertilidade masculina. Os fatores que podem contribuir para esta condição envolvem herança genética, problemas hormonais, infecções, varicocele e outras condições médicas.

Condições que afetam a quantidade/qualidade dos espermatozoides

Determinadas alterações podem prejudicar a qualidade/quantidade de espermatozoides. É o caso de:

  • Varicocele: dilatação das veias testiculares, que pode causar aumento da temperatura escrotal e prejudicar a produção de espermatozoides, tanto em termos de quantidade, quanto em qualidade;
  • Criptorquidia: condição em que os testículos não descem para a bolsa testicular, que, se não tratada de maneira adequada, pode prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozoides, o que pode afetar a fertilidade, especialmente se for bilateral;
  • Orquite/Orquiepidimite: são infecções virais e/ou bacterianas dos testículos que podem afetar as células que irão formar os espermatozoides;

Distúrbios hormonais

Alterações nos níveis de testosterona, e até mesmo a administração exógena de testosterona, como se faz atualmente para melhora de performance física, além de outros desequilíbrios hormonais também estão entre as causas da infertilidade, pois podem afetar diretamente a produção de espermatozoides.

Obstrução do ducto deferente ou ductos ejaculatórios

A existência de obstruções nas estruturas que conduzem os espermatozoides desde o testículo/epidídimo até sua liberação no ejaculado podem ser uma das causas da infertilidade masculina. Dessa forma, lesões propositais do ducto deferente, como na cirurgia de vasectomia, ou não propositais, como pode ocorrer em cirurgias de testículos não descidos, obstruções dos ductos ejaculatórios, como pode ocorrer em pacientes com cistos de utrículo prostático, e até malformações congênitas dos epidídimos, agenesia de deferente/vesícula seminal e hipoplasia prostática são causas da infertilidade masculina.

Hábitos de vida e saúde

Hábitos pouco saudáveis também podem prejudicar a fertilidade. É o caso de:

  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Uso de drogas recreativas;
  • Obesidade;
  • Estresse.

Vale lembrar que a infertilidade masculina pode ser tratada com sucesso. As metodologias utilizadas variam conforme as causas da infertilidade, sendo essencial procurar um urologista para avaliar o quadro e identificar maneiras de contornar o problema.

Principais causas da infertilidade feminina

Os fatores de infertilidade femininos também são responsáveis por cerca de 30% dos casos de infertilidade conjugal (outros 30% estão associados a uma combinação de fatores femininos e masculinos, enquanto os 10% restantes são considerados de causas desconhecidas). Entre as principais causas da infertilidade em mulheres, estão:

Endometriose

A endometriose destaca-se entre as causas da infertilidade feminina, sendo apontada como um dos principais fatores que levam à dificuldade para engravidar. Esta condição é caracterizada pela presença do endométrio doente (tecido que reveste a parte interna do útero) fora da cavidade uterina, causando alterações e distorções de cavidade pélvica que prejudicam a fertilização. A condição provoca também a produção de citoquinas que prejudicam a ovulação, fertilização e implantação embrionária.

Distúrbios na ovulação

Alterações ovulatórias podem levar a ciclos menstruais irregulares ou até mesmo causar ausência de ovulação, reduzindo as chances de fertilização. A alteração mais comum é a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Idade avançada

A fertilidade está intimamente ligada à idade da mulher, uma vez que o organismo feminino já nasce com um número específico de óvulos. Conforme o corpo envelhece, a tendência é que a paciente tenha uma quantidade menor de óvulos de boa qualidade, o que pode fazer com que a concepção seja mais difícil.

Obstrução tubária

A existência de obstruções ou alterações nas trompas pode impedir que o óvulo fertilizado alcance o útero, dificultando assim a gestação. As principais causas desse tipo de alteração incluem infecções anteriores, endometriose, presença de miomas uterinos e cirurgias prévias.

Alterações hormonais

As alterações hormonais estão entre as causas da infertilidade porque podem afetar a produção dos hormônios sexuais e prejudicar a ovulação. Alguns dos principais distúrbios hormonais femininos são:

  • Problemas na tireoide;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Hiperprolactinemia;
  • Insuficiência ovariana prematura;
  • Distúrbios em glândulas endócrinas.

Histórico de infecções sexuais

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem causar danos às estruturas do sistema reprodutivo, prejudicando a fertilização. A clamídia e a gonorreia estão entre as ISTs mais comuns, capazes de afetar a fertilidade feminina.

Diagnóstico e tratamentos para infertilidade

A investigação das causas da infertilidade é essencial para encontrar maneiras de contornar a situação e viabilizar uma gestação. O primeiro passo consiste no diagnóstico, que inclui uma avaliação do histórico médico do casal e realização de exames de fertilidade. No caso das mulheres, podem ser solicitados exames gerais, histerossalpingografia e ultrassom com preparo intestinal a depender da queixa.

Os tratamentos vão depender diretamente das causas da infertilidade, podendo envolver desde a administração de medicamentos para estimular a ovulação até aplicação de técnicas de reprodução humana assistida. É fundamental ser devidamente acompanhado por um especialista, que poderá diagnosticar o quadro adequadamente e indicar a melhor abordagem para o caso.

Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Priscila Matsuoka.

 

Fontes:

Hospital Sírio Libanês

Biblioteca Virtual em Saúde

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564