Atendimento Vila Mariana - SP

Agende sua consulta

Cirurgia robótica na ginecologia: o que é?

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp
Médica usando aparelho técnologico
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

7 outubro, 2022

Por:

Graças à cirurgia robótica na ginecologia é possível realizar procedimentos com menores taxas de complicação e melhor recuperação para a paciente

A cirurgia robótica tem transformado a medicina, uma vez que proporciona a oportunidade de realizar procedimentos minimamente invasivos, com chances de complicação muito menores e uma recuperação mais rápida e indolor para a paciente.

Esta técnica permite maior precisão ao cirurgião, além de evitar grande exposição da paciente a agentes infecciosos hospitalares de grande resistência. Os resultados da cirurgia robótica na ginecologia são, principalmente, a redução de hemorragias, menor tempo de internação e uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

O que é cirurgia robótica?

A cirurgia robótica é uma técnica operatória que consiste no uso de braços mecânicos que são manipulados pelo especialista. Trata-se de uma modalidade de cirurgia minimamente invasiva, aplicável em procedimentos desde os mais simples até os mais complexos.

Presente em praticamente todas as áreas da medicina, a cirurgia robótica na ginecologia existe desde o ano de 2005. Desde então, essa técnica de alta modernidade tem sido utilizada dentro da especialidade para abordar doenças do útero, do colo uterino, dos ovários e outros anexos do aparelho reprodutor e urinário feminino, principalmente casos complexos com tratamento de endometriose e prolapso genitais. com cicatrizes grandes, necessidade de transfus, como

Benefícios da cirurgia robótica na ginecologia

A cirurgia robótica na ginecologia oferece benefícios tanto para o cirurgião quanto para a paciente. Os principais são:

  • Maior precisão para o cirurgião, culminando em melhores resultados para a paciente;
  • Pequenas incisões, sem que o paciente fique com grandes cicatrizes;
  • Menor chance de infecção hospitalar;
  • Menores índices de complicações hemorrágicas e encaminhamentos para UTI;
  • Menor tempo de internação;
  • Recuperação pós-operatória mais rápida e menos dolorosa.

Para quais tipos de intervenções a cirúrgia robótica ginecológica é indicada?

A cirurgia robótica na ginecologia é indicada para uma série de intervenções em doenças benignas e malignas. Estudos sobre o uso desta tecnologia na área ginecológica são constantemente publicados, e as principais indicações são para a miomectomia, endometriose, histerectomia e câncer de endométrio.

Porém, diversos procedimentos têm sido abordados pela cirurgia robótica e têm apresentado excelentes resultados e benefícios para a paciente. Esses dados foram compilados por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e publicados pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Alguns deles estão apresentados a seguir:

Miomectomia

Um dos principais procedimentos ginecológicos feitos em todo o mundo, a miomectomia também pode ser feita por essa tecnologia, sendo este um importante exemplo de cirurgia robótica na ginecologia. Além de proporcionar uma melhor recuperação à paciente, a miomectomia por cirurgia robótica permite retirar uma maior massa de miomas, além de apresentar menor perda sanguínea. Isso ocorre porque o cirurgião consegue ter mais precisão para retirada dos miomas e agilidade para sutura do miométrio.

Histerectomia

Quando comparada com a cirurgia aberta, a histerectomia por cirurgia robótica apresentou menor número de complicações intra e pós-operatórias, segundo estudo publicado em 2020. É possível realizar com segurança a histerectomia total ou subtotal, em que o colo uterino é preservado no procedimento.

Câncer de endométrio

Estudos indicam que a técnica de cirurgia robótica em abordagens de câncer de endométrio cursa com menores taxas de complicação intra e pós-operatórias, principalmente hemorragias e encaminhamento para UTIs.

Outras intervenções que podem ser realizadas com a cirurgia robótica na ginecologia são:

  • Câncer de ovário;
  • Câncer de colo do útero;
  • Endometriose profunda;
  • Incontinência urinária;
  • Sacrocolpexia

Saiba mais sobre laparoscopia ginecológica, entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka.

 

Fontes:

Dra. Priscila Matsuoka

Hospital Albert Einstein

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564