Atendimento Vila Mariana - SP

Agende sua consulta

Como lidar com a chegada da menopausa

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp
Mulher sentada no chão segurando um copo d'água.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

16 dezembro, 2022

Por:

A mulher preparada para a chegada da menopausa tem mais oportunidades de aproveitar essa fase 

Embora a chegada da menopausa seja um assunto que assusta muitas mulheres, esse momento representa o início de uma fase que oferece muitas oportunidades e liberdade.

Com a queda na produção dos hormônios sexuais — como o estrogênio e a progesterona —, o organismo enfrenta mudanças fisiológicas que podem afetar o psicológico da mulher. Porém, aquelas que se preparam para lidar com a chegada da menopausa têm menos sintomas e conseguem encarar todo o climatério com muito mais leveza e tranquilidade.

Lidando com a chegada do climatério

O climatério é o período de transição para a menopausa (último ciclo menstrual), que é quando a mulher passa a notar irregularidades no ciclo e outros sintomas relacionados à diminuição dos hormônios circulantes, tais como ondas de calor, alteração na libido e insônia. Esses eventos fisiológicos representam a chegada de uma nova fase, em que a mulher tem novas oportunidades de se relacionar com o mundo e de explorar a vida.

Portanto, é importante se informar e estar preparada para lidar com a chegada da menopausa, um período que pode proporcionar muito bem-estar e satisfação pessoal.

Promova a sua autoestima

O primeiro passo para lidar com a chegada da menopausa é compreender que o fim do ciclo reprodutivo não significa o fim da vida sexual e da beleza física. Portanto, pratique o hábito de se olhar no espelho e visualizar, naquela imagem, todas as suas conquistas, aceitando o corpo que reveste a alma.

A partir dessa compreensão, é mais fácil lidar com as possíveis alterações que a menopausa pode provocar, principalmente na pele, cabelo e unhas, bem como no humor e na libido. Além disso, se necessário, diversos profissionais podem ajudar nessa caminhada, desde terapeutas e ginecologistas até médicos que trabalhem com a área estética, como dermatologistas.

Pratique atividades físicas e exercícios

A prática de atividades físicas ajuda o organismo a regular a produção e a secreção de hormônios, principalmente a reduzir os hormônios do estresse – como o cortisol – e a aumentar a endorfina e a dopamina, substâncias relacionadas com o bem-estar. Portanto, realizar principalmente atividades aeróbicas é uma excelente maneira de preparar corpo e mente para lidar com a chegada da menopausa. Além disso, a atividade física ajuda manter a saúde dos ossos e manter a tonificação muscular.

Mantenha uma alimentação saudável

Os principais sintomas e alterações fisiológicas causadas pela menopausa se dão pela queda na produção do estrogênio. Portanto, para lidar com a chegada da menopausa e reduzir os efeitos do hipoestrogenismo, uma dica importante é passar a consumir alimentos que contenham fitoestrogênio (estrogênio vegetal), tais como:

  • Batata doce;
  • Grão de bico e lentilha;
  • Brócolis;
  • Repolho;
  • Nabo;
  • Semente de linhaça e de abóbora;
  • Derivados da soja como tofu.

Além disso, é fundamental aumentar o consumo de cálcio, visto que a queda dos níveis circulantes de estrogênio pode causar osteoporose na mulher.

Tenha boas noites de sono

Sabendo que a insônia é um dos sintomas da menopausa, é fundamental que ao entrar no climatério (ou bem antes, de preferência) sejam adotados hábitos de higiene do sono, de forma a “educar” o organismo sobre o horário de descanso.

Essa prática inclui dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, reduzir o uso de telas próximo ao horário de ir para cama e evitar o consumo de substâncias à base de cafeína. Dessa forma, o seu organismo estará mais preparado para lidar com a chegada da menopausa e sofrerá menos alterações no ciclo circadiano.

Sempre tenha acompanhamento médico

O acompanhamento médico é uma das mais importantes dicas para que o período de climatério seja tranquilo e sem complicações, sendo fundamental para se preparar e lidar com a chegada da menopausa. Assim, o ginecologista é o profissional preparado para te acompanhar durante essa etapa e ajudar a controlar os sintomas, principalmente se a terapia de reposição hormonal for uma indicação.

Entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka.

 

Fontes:

Febrasgo

Ministério da Saúde

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564