Fale conosco pelo WhatsApp

Infecção no trato urinário é mais frequente em mulheres

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

30 março, 2017

Por:

Infecção do Trato Urinário (ITU) é o acometimento do sistema urinário por bactérias, acompanhada de uma resposta inflamatória. Estas infecções são cerca de 10 vezes mais frequentes nas mulheres do que nos homens.

Quando a infecção acontece no trato urinário baixo, na bexiga, chamamos de cistite. Estudos mostram que 50% das mulheres terão pelo menos um episódio de cistite na vida. No entanto, algumas mulheres sofrem do que chamamos cistite de repetição, no qual a mulher apresenta duas ou mais infecções no período de 6 meses.

Inicialmente, é importante investigar as causas da infecção urinária de repetição para depois traçar um plano de prevenção de novas infecções. Isso porque, a longo prazo, estas infecções podem comprometer o funcionamento dos rins. Existem várias alternativas para prevenção de novas infecções bacterianas, além do uso frequente de antibióticos.

Beijos,

Dra Priscila K Matsuoka
Ginecologia e Obstetricia
Crm 133872

 

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente.

As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Sem conflitos de interesse a declarar.

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564