Tratamento promove melhorias para o ressecamento e atrofia vaginal, além de devolver a autoestima feminina
O laser íntimo é um procedimento ginecológico que tem ganhado espaço na área da saúde íntima feminina, pois é uma opção não-hormonal bastante segura para tratar a atrofia e a flacidez vulvo-vaginal, condições comuns durante o climatério e que causam insegurança e impactos negativos à qualidade de vida da mulher.
Saiba como tratar condições ginecológicas com laser íntimo!
Por que usar o laser íntimo?
Os cuidados com a saúde íntima feminina, principalmente durante o climatério, sempre foram baseados na reposição hormonal tópica ou sistêmica, forma de tratamento que causa efeitos colaterais consideráveis e que é contraindicado para mulheres com algumas condições prévias, como aquelas com história de trombose ou câncer de mama.
Assim, o laser íntimo se tornou uma opção de tratamento muito efetiva para os sintomas causados pelo hipoestrogenismo e bastante segura, visto que consiste em aplicações locais sem as repercussões sistêmicas do hormônio.
Para quem é indicado?
O laser íntimo é indicado para mulheres de diferentes idades e com as mais diversas condições de saúde que causam alterações no sistema geniturinário. Assim, embora seja um tratamento buscado principalmente para reduzir os sintomas do climatério — como o ressecamento e atrofia vaginal —, essa também é uma opção para as pacientes que desejam melhorar a estética da região.
Além disso, muitas das queixas apresentadas pelas pacientes e que podem ser tratadas com o laser íntimo são decorrentes de cirurgias ginecológicas prévias ou até mesmo de tratamentos oncológicos quimioterápicos ou radioterápicos, que naturalmente causam grande impacto emocional à mulher.
O que o laser íntimo trata?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é parte da saúde global do indivíduo e não deve ser ignorada ou menosprezada. Portanto, quaisquer queixas associadas à saúde geniturinária feminina devem ser valorizadas pela paciente e pela equipe médica, buscando formas seguras de tratá-las.
Nesse sentido, o laser íntimo é uma abordagem que pode tratar uma variedade de sintomas e condições de saúde, como:
- Secura vaginal;
- Irritação ou queimação na mucosa vaginal;
- Incontinência urinária;
- Ardência ou dor ao urinar;
- Dor durante a relação sexual.
Como esse procedimento funciona?
O tratamento com laser íntimo tem à sua disposição diferentes tecnologias que podem ser utilizadas para estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação sanguínea na região genital, como o laser ablativo fracionado, o laser de CO2 (microablativo) e outros.
A escolha pelo laser a ser aplicado depende da condição a ser tratada, do perfil da paciente e da experiência do profissional, mas de forma geral, o ginecologista incide uma luz no local a ser tratado, que penetra a pele para promover a revitalização do tecido vaginal pela produção de colágeno. Esse é um procedimento que dura menos do que uma hora e que em alguns casos pode causar desconforto leve.
Quais são os benefícios do laser íntimo?
Os benefícios do laser íntimo incluem a melhora na elasticidade e no tônus vaginal, aumento da lubrificação natural, redução do ressecamento vaginal, aumento da sensação de conforto durante o sexo, e, em alguns casos, melhoria na incontinência urinária. Portanto, apesar de ser uma terapia localizada, seus benefícios envolvem a autoestima feminina, a confiança e o bem-estar da mulher.
Faça um bom acompanhamento ginecológico com uma especialista de qualidade.
Cuidados após a sessão
Após uma sessão de laser íntimo, é preciso seguir cuidados específicos para otimizar os resultados e evitar complicações, como ficar em repouso pelo período indicado pelo ginecologista, abstenção de relações sexuais por um determinado período, e utilizar produtos recomendados pelo profissional responsável para garantir uma boa recuperação local.
O que esperar dos resultados?
Os resultados do laser íntimo podem variar de pessoa para pessoa e conforme a gravidade do caso e os objetivos do tratamento, sendo que algumas mulheres relatam melhorias notáveis já nas primeiras semanas seguintes ao tratamento, como sensação de rejuvenescimento, conforto e melhoria estética. Mas em geral, a melhora mais intensa pode ser observada após 3 meses da primeira aplicação.
Há contraindicações para o laser íntimo?
Embora seja um procedimento seguro para muitas mulheres, existem algumas contraindicações relativas que devem ser consideradas antes de fazer a aplicação do laser íntimo. Portanto, mulheres grávidas, com infecções ativas na área genital, ou aquelas com histórico prévio de câncer devem discutir suas condições de saúde com o profissional antes de optarem pelo tratamento.
Qual profissional realiza as sessões de laser íntimo?
As sessões de laser íntimo devem ser realizadas por médicos qualificados e experientes na área, como o uroginecologista, médico especializado na saúde íntima feminina. A Dra. Priscila Matsuoka é uma profissional reconhecida nesse campo, proporcionando tratamentos personalizados e seguros para suas pacientes.
Entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka.
Fontes:
Brazilian Journal of Health Review