Atendimento Vila Mariana - SP

Agende sua consulta

Desvendando mitos e verdades sobre o DIU

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp
Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Esclareça todas as suas dúvidas sobre esse método contraceptivo considerado altamente eficaz

O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno contraceptivo em forma de T que é inserido, via vaginal, no interior do útero. Esse procedimento pode ser feito com o uso de anestésico local para reduzir possíveis dores e desconforto ou, em alguns casos, em ambiente hospitalar sob sedação.

Atualmente, existem quatro tipos de DIU: o de cobre (não hormonal), o de prata (uma combinação de prata e cobre) e o de levonorgestrel (com dois modelos – Kyleena e Mirena), também chamado de DIU hormonal. O método é considerado 99% eficaz na prevenção da gravidez. O dispositivo pode durar de 5 a 10 anos, e, uma vez removido, a mulher pode engravidar normalmente.

Apesar de ser um método contraceptivo bem estabelecido, existem muitas dúvidas a respeito. Por isso, no texto a seguir, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o DIU.

Faça um acompanhamento ginecológico e não tenha dúvidas sobre a sua saúde íntima!

Agende uma consulta

Dra. Priscila Matsuoka

Para que serve e como funciona o DIU?

O DIU é um método contraceptivo, impedindo que uma gravidez ocorra com até 99% de eficácia. Esse método impede que o espermatozoide se encontre com o óvulo, fecundando-o. Em consultório, sua colocação é feita de maneira rápida – leva de 15 a 30 minutos.

Desvendando mitos e verdades sobre o DIU

Muitos mitos e verdades sobre o DIU decorrem da falta de informação. Para que você se sinta mais tranquila em relação à sua escolha de método contraceptivo, selecionamos alguns deles abaixo.

Mulheres que não tiveram filhos podem usar?

Verdade. O DIU pode ser um método contraceptivo de escolha por mulheres que nunca tiveram filhos ou engravidaram. Escolha para adolescentes, os dispositivos intrauterinos oferecem contracepção segura, reversível e de longa duração.

Pode prejudicar a fertilidade da mulher?

Entre os mitos e verdade sobre o DIU, o impacto na fertilidade é considerado um mito, pois, após sua retirada, a mulher pode engravidar normalmente.

O DIU pode atrapalhar a relação sexual?

Na relação de mitos e verdades sobre o DIU, sua interferência nas relações sexuais é considerada mito. O fio que o dispositivo possui para facilitar sua retirada, por ser muito fino, não atrapalha a relação sexual – nem causa prejuízos ao prazer da mulher.

Geralmente, não há razão para uma mulher sentir desconforto durante as relações sexuais. Algumas, inclusive, sentem mais prazer no ato sexual porque ficam menos preocupadas em engravidar.

Colocar o DIU dói?

Quando falamos em mitos e verdades sobre o DIU, a resposta para essa dúvida é: depende. A maioria das mulheres experimenta apenas um leve desconforto.

Muitas pacientes descrevem a sensação como sendo semelhante às cólicas menstruais, só que com a duração de poucos minutos. Mas é preciso considerar que a tolerância à dor de cada pessoa é diferente. Em mulheres que não conseguirem colocar ambulatorialmente devido a dor ou outro motivo, como estenose do canal cervical, pode ser oferecida a opção de colocar no centro cirúrgico sob sedação.

O DIU é mais eficaz que a pílula anticoncepcional?

Verdade. Uma das principais razões pelas quais as mulheres estão recorrendo ao DIU para controle de natalidade é por causa de sua eficácia. Pesquisas mostram que menos de 2 em cada 1000 mulheres engravida ao usar o DIU hormonal, e 7 em cada 1000 mulheres com o DIU não hormonal. Comparativamente, entre 6 e 9 mulheres em cada 100 engravidam quando fazem uso de contraceptivos orais. A resposta para isso está no fato de que o DIU funciona sem interferência humana, enquanto os anticoncepcionais orais dependem do consumo rotineiro. Um exemplo é que a mulher pode esquecer de tomar a medicação em alguns dias.

O DIU pode ser usado na fase de amamentação?

Entre os mitos e verdades sobre o DIU, esse é um dos que causam mais preocupação às mulheres. No entanto, é verdade que tanto o DIU de cobre quanto o hormonal podem ser usados quando a mulher estiver amamentando. O DIU de cobre pode ser colocado em até 48 horas após o parto, porém, depois desse período, recomenda-se aguardar seis semanas para fazer a implantação.

Mulheres com diabetes e outras doenças crônicas devem evitar o DIU

Esse é um mito importante que precisamos desvendar ao falarmos dos mitos e verdades sobre o DIU, pois não há nenhuma contraindicação para o seu uso em mulheres que convivem com diabetes ou outras doenças crônicas.

Tanto o de cobre quanto o hormonal são considerados seguros e eficazes para essas mulheres. No entanto, é preciso conversar com a sua ginecologista para levar em consideração as suas necessidades específicas diante da sua condição de saúde.

O DIU pode alterar seu fluxo menstrual?

Verdade. As mulheres podem experimentar mudanças nos padrões do fluxo menstrual dependendo do tipo de DIU. Os de cobre podem causar:

  • Sangramento mensal intenso e prolongado;
  • Sangramento irregular;
  • Mais cólicas e dor durante o período menstrual.

Já o DIU hormonal pode causar sangramento mais leve e regular, levar a menstruações irregulares ou mesmo interromper a menstruação.

Saiba como tratar e prevenir condições ginecológicas fazendo um bom acompanhamento.

Agende uma consulta

Dra. Priscila Matsuoka

Busque orientações médicas

O fato de o DIU ser seguro e eficaz na prevenção de uma gravidez indesejada não significa que esse método é indicado para todas as mulheres. A escolha pelo método contraceptivo mais adequado deve ser feita após uma avaliação médica e, algumas vezes, após a realização de alguns exames. É importante contar com o acompanhamento de uma ginecologista para que o método escolhido traga os resultados desejados.

Para saber mais sobre o DIU, entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka e agende uma consulta.

Fontes:

Dra. Priscila Matsuoka

Manual MSD

Manual de Critérios de Elegibilidade para uso de Contraceptivos da Organização Mundial da Saúde.

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564