Atendimento Vila Mariana - SP

Agende sua consulta

Quais os sintomas do período fértil?

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp
Objetos relacionados ao período fértil em cima de um calendário.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Durante o período fértil o organismo da mulher passa por muitas mudanças que podem gerar sintomas diversos, desde cólica até aumento da libido

Saber identificar os sintomas do período fértil é importante principalmente para as mulheres que estão tentando engravidar, pois as chances de o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide são muito maiores nesses dias. Porém, há muitas mulheres que utilizam esse conhecimento para criar a “tabelinha” e evitar relações sexuais nesse período, o que não é uma prática adequada, uma vez que pode apresentar grandes chances de falha. Nesse caso, a recomendação é buscar atendimento ginecológico para definir o método contraceptivo mais seguro.

O que é período fértil?

O período fértil corresponde ao período do ciclo menstrual em que a mulher tem maior probabilidade de engravidar, pois é quando ocorre a ovulação, e seu gameta (óvulo) se encontra “disponível” na trompa uterina para encontrar com o espermatozoide (gameta masculino) e ser fecundado.

Numa mulher com ciclos regulares de 28 dias, o período fértil pode ser calculado como o intervalo de 6 dias (3 antes e 3 depois) do 14º dia após a menstruação. Lembrando que o espermatozoide sobrevive uma média de 3 dias dentro do útero da mulher; assim, se a relação sexual ocorrer nesse período, a probabilidade de engravidar aumenta em 25%.

agende sua consulta com a ginecologista dra. priscila matsuoka!

Como calcular o período fértil?

Embora muitas mulheres saibam reconhecer os sintomas do período fértil, a forma mais assertiva de identificar esse intervalo é conhecendo o seu ciclo menstrual para calcular os dias conforme orientação do próprio Ministério da Saúde e da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

O ciclo menstrual regular é aquele que tem duração de 28 dias. Assim, mulheres que têm essa regularidade podem fazer o seguinte cálculo para identificar seu período fértil: o primeiro dia de menstruação é considerado o primeiro dia do ciclo menstrual. Então, como a ovulação ocorre no meio do ciclo (no 14º dia) e o período fértil corresponde às 72h antes e após a ovulação, pode-se dizer que o período fértil da mulher com ciclo menstrual regular é do 11º ao 17º dia após o início da menstruação.

Já as mulheres que têm um ciclo menstrual irregular devem se valer de outro método de cálculo, também orientado pelo Ministério da Saúde.

Em casos de ciclos irregulares, é preciso ter maior atenção no cálculo dos períodos férteis. Para facilitar esses cálculos, a mulher pode utilizar aplicativos confiáveis de ciclos menstruais para apontar a média desses períodos. O ideal é que a mulher já tenha anotado pelo menos 6 meses dos ciclos.

Caso os ciclos sejam menores que 25 dias ou maiores que 45 dias, é preciso que a paciente busque auxílio de um ginecologista.

Principais sintomas do período fértil

Dado que a ovulação tem como objetivo promover a reprodução da espécie, o sistema neuroendocrinológico feminino gera diversas alterações no útero e em todo o corpo da mulher para estimular a relação sexual e facilitar a fecundação pelo espermatozoide. Assim, devido a essas alterações, é possível identificar diversos sintomas do período fértil, como:

  • Secreção vaginal transparente;
  • Aumento na temperatura basal;
  • Aumento da libido;
  • Dor leve no baixo ventre e na região da pelve;
  • Alterações de humor.

A seguir, veja os detalhes de cada um desses sintomas.

Secreção vaginal transparente

É muito comum a mulher notar alteração na secreção vaginal como um dos sintomas do período fértil — ela se torna mais clara e fluida para facilitar a locomoção do espermatozoide até o óvulo. — Muitas mulheres notam uma secreção com o aspecto de clara de ovo nesse período.

Aumento na temperatura basal

O aumento da temperatura de todo o corpo é um dos sintomas do período fértil, pois indica que o metabolismo da mulher está mais acelerado, ou seja, trabalhando mais para que ocorra a liberação do óvulo. Esse aumento de temperatura é bastante sutil, sendo apenas detectado com termômetros mais precisos.

Aumento da libido

Nesse período, os hormônios fazem sua parte aumentando a libido e estimulando, assim, a prática de relações sexuais. A libido nesse período costuma estar maior do que em outras fases do ciclo!

Dor leve no baixo ventre e na região da pelve

As dores no baixo ventre e região da pelve são sintomas do período fértil e costumam se manifestar como cólicas abdominais — muitas vezes, unilaterais, porque a liberação do óvulo ocorre, em geral, apenas por um dos ovários. — Essa dor, chamada de “dor do meio”, ocorre quando um folículo ovariano se rompe e o seu líquido cai na pelve, gerando um desconforto de intensidade variável (em algumas mulheres, pode ser bem forte).

Alterações de humor

Os mesmos hormônios que causam aumento da libido interferem no humor da mulher, que geralmente apresenta maior sensibilidade emocional como um dos sintomas do período fértil.

Para saber mais sobre o período fértil e seus sintomas, entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka.

 

Fontes:

Febrasgo

Ministério da Saúde

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564