Atendimento Vila Mariana - SP

Agende sua consulta

Tratamento para atrofia vaginal utilizando laser

Agende uma consultaFale conosco pelo WhatsApp
Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Metodologia é praticamente livre de contraindicações e apresenta resultados mais duradouros do que o uso de cremes vaginais

Embora possa se manifestar em qualquer fase da vida, a atrofia vaginal é uma condição crônica e progressiva que afeta principalmente as mulheres na perimenopausa e pós-menopausa. A alteração está diretamente relacionada à diminuição da produção de estrogênio pelo organismo, o que afeta diferentes vias metabólicas do corpo feminino.

A atrofia vaginal se manifesta a partir de sintomas como redução da elasticidade, espessura e lubrificação vaginal, impactando negativamente o bem-estar da mulher. Com o acompanhamento de um uroginecologista, entretanto, é perfeitamente possível reconquistar a qualidade de vida feminina a partir de um tratamento para atrofia vaginal.

Descubra um tratamento eficaz para atrofia vaginal e recupere sua qualidade de vida!

Agende uma consulta

Dra. Priscila Matsuoka

Como ocorre a atrofia vaginal?

O processo natural de envelhecimento traz importantes alterações ao organismo feminino, especialmente no que diz respeito à produção hormonal. O estrogênio, responsável principalmente pelo controle da ovulação e pelo amadurecimento do corpo feminino, está entre os hormônios afetados por esse processo.

O hipoestrogenismo (baixa produção de estrogênio) causa alterações na estrutura da parede vaginal, que se torna mais fina e frágil. A queda dos níveis hormonais também altera a microbiota vaginal e, consequentemente, o pH da genitália feminina. Como resultado dessas mudanças, a vagina se torna mais ressecada, causando também sintomas de coceira e dor.

Sintomas da atrofia vaginal

Os principais desconfortos relacionados à atrofia vaginal são resultantes da queda na produção de estrogênio e incluem:

  • Ressecamento vaginal;
  • Dor e sangramento durante as relações sexuais;
  • Coceira e irritação vaginal;
  • Ardor ou queimação vaginal ao urinar;
  • Urgência miccional e/ou incontinência urinária.

Tratamento para atrofia vaginal utilizando laser

Levando em consideração que esta é uma condição crônica causada pelo desbalanço hormonal, o tratamento para atrofia vaginal é baseado principalmente na aplicação de cremes vaginais à base de estrogênio, com o intuito de recuperar o microbioma vaginal, reduzir o pH da região e aumentar a lubrificação.

Esse tipo de terapia, entretanto, pode ser contraindicado para mulheres com histórico médico de câncer de mama. Além disso, este é um tipo de tratamento que geralmente apresenta baixa adesão por parte das pacientes, que geralmente relatam desconforto no uso do medicamento. Esses casos podem ser solucionados por meio do uso de laser íntimo no tratamento para atrofia vaginal.

Como funciona o laser?

O laser íntimo é um tratamento para atrofia vaginal que aplica ondas de calor na região, estimulando remodelação do tecido vaginal pela produção de colágeno e a vascularização local. Com isso, é possível aprimorar a estrutura e a lubrificação vaginal, melhorando a qualidade da mucosa e reduzindo também a ocorrência de infecções urinárias e corrimentos.

Para quem é indicado o tratamento?

O tratamento para atrofia vaginal com laser é indicado para mulheres que sofrem com a alteração e sentem que seu conforto, bem-estar e saúde estão prejudicados pela condição. A laserterapia é recomendada especialmente para mulheres com contraindicação para o uso dos hormônios tópicos ou que se sentem desconfortáveis com este método de tratamento.

Saiba como tratar e prevenir condições ginecológicas fazendo um bom acompanhamento.

Agende uma consulta

Dra. Priscila Matsuoka

Benefícios do tratamento para atrofia vaginal a laser

Entre os principais benefícios do tratamento para atrofia vaginal utilizando laser, estão:

  • Resultado mais duradouro;
  • Não utiliza hormônios;
  • Melhora a elasticidade da vagina;
  • Redução da dor durante as relações sexuais;
  • Melhora a lubrificação da vagina.

Onde realizar o tratamento para atrofia vaginal a laser?

O tratamento para atrofia vaginal com laser íntimo pode ser realizado em ambiente ambulatorial, ou seja, no consultório médico. O ideal é que o procedimento seja indicado e conduzido por um uroginecologista, que poderá confirmar o diagnóstico e indicar a melhor opção de tratamento para a paciente.

A Dra. Priscila Matsuoka é médica uroginecologista com especialização em Endoscopia Ginecológica e Cirurgia Minimamente Invasiva, acumulando conhecimento e experiência também em técnicas de cirurgia robótica. A Dra. Priscila Matsuoka auxiliou na elaboração de projetos científicos que estudavam diversas tecnologias de laser na disciplina de Ginecologia da da USP.  A profissional está devidamente capacitada a realizar o tratamento para atrofia vaginal por meio de laserterapia ou outros métodos adequados às necessidades de suas pacientes.

Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Pubmed

Biblioteca Virtual em Saúde.

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564