Conheça os principais tipos, seus sintomas e como diagnosticar
Quando o câncer começa nos órgãos reprodutivos da mulher, é chamado de câncer ginecológico. Cada câncer ginecológico é único, com sinais, sintomas, fatores de risco e estratégias de prevenção diferentes.
Descubra as opções de tratamentos para o câncer ginecológico!
Fatores de risco do câncer ginecológico
Cada tipo de câncer ginecológico possui fatores de risco específicos, mas, no geral, os mais prevalentes são:
- Infecção pelo papilomavírus humano (HPV), no caso de câncer de colo do útero;
- Obesidade;
- Diabetes tipo II;
- Pressão alta;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Menarca precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após os 55 anos), no caso de câncer de mama;
- Histórico familiar de um dos tipos de câncer ginecológico.
Tipos de câncer ginecológico
Os principais tipos de câncer ginecológico são:
Câncer de colo uterino
O câncer de colo do útero é um tipo de câncer ginecológico que, como o nome indica, se inicia no colo do útero, e seu tipo mais frequente é causado pela infecção do HPV. Também chamado de câncer cervical, geralmente acomete mulheres acima dos 40 anos.
No início, o câncer de colo do útero pode não causar sinais e sintomas. No entanto, em estágio avançado, pode levar a sangramento ou corrimento anormal no dia a dia ou depois das relações sexuais, além de dor na região pélvica, dor durante as relações sexuais, presença de massa palpável no colo do útero, hemorragias, obstrução das vias urinárias e intestinal, e perda de apetite e de peso.
Câncer de ovário
A mulher possui dois ovários, cada um localizado em cada lado do útero. Este tipo de câncer ginecológico pode tanto se iniciar nessas estruturas quanto nas tubas uterinas. É mais frequente em mulheres acima dos 50 anos.
De crescimento lento, raramente apresenta sintomas em estágio inicial. Sensação de saciedade, dificuldade para comer, assim como inchaço e dor abdominal ou nas costas são os principais sintomas desse tipo de câncer ginecológico.
Câncer de endométrio
O câncer de endométrio é mais frequente em mulheres acima dos 60 anos e na fase pós-menopausa. Seus principais sintomas incluem sangramento uterino anormal ou sangramento após a menopausa, dor na região pélvica e perda de peso sem motivo aparente.
Câncer de mama
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. Embora seja raro, esse tipo de câncer ginecológico pode também afetar os homens. Seus principais sinais e sintomas incluem a presença de nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor na região da mama, axila ou pescoço; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; e saída de secreção pelos mamilos.
Importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce do câncer ginecológico é fundamental para aumentar as chances de cura desses tumores. O principal exame para confirmação do diagnóstico é a biópsia, mas o médico pode ainda solicitar outros exames clínicos e de imagem, como ressonância magnética, ultrassonografia e tomografias, para determinar a extensão do tumor.
Como prevenir o câncer ginecológico?
A prevenção do câncer ginecológico inclui uma série de medidas, como:
- Realização do exame Papanicolau, principal ferramenta de rastreamento do câncer de colo do útero;
- Adoção de uma dieta e estilo de vida saudáveis;
- Vacinação contra o HPV, que ajuda a mulher a se prevenir do câncer de colo do útero;
- Não fumar;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Realizar as consultas preventivas com a ginecologista, assim como fazer todos os exames solicitados.
Saiba como tratar e prevenir condições ginecológicas fazendo um bom acompanhamento.
Existe tratamento?
Existem várias maneiras de tratar o câncer ginecológico, e o tratamento depende do tipo de câncer, do estágio da doença, se há metástase ou não, e das condições clínicas da paciente.
Entre as opções terapêuticas, incluem-se:
- Cirurgia;
- Quimioterapia;
- Radioterapia.
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka e agende uma consulta.
Fontes: