Fale conosco pelo WhatsApp

Doutora, por que a infecção urinária é mais frequente em mulheres?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

15 setembro, 2017

Por:

A infecção urinária é uma infecção muito comum. Quase todas as pessoas na fase adulta com certeza já passaram por aquele incômodo e ardor na hora de urinar, sintomas mais comuns da patologia. Acontece que, as mulheres são mais acometidas pela infecção no trato urinário. E a razão é muito simples, em virtude da anatomia do corpo feminino. O fato de o ânus e a vagina estarem muito próximos da entrada da uretra, facilita a migração de bactérias. Além disso, a uretra feminina é menor (ela tem aproximadamente 4 cm), o que favorece também a ascensão dessas bactérias.

Já nos homens, a uretra é até cinco vezes maior, desta forma, as bactérias têm mais dificuldade em chegar à bexiga. De qualquer forma, ao sentir dor e ardência ao urinar, aumento da urgência miccional, ou perceber alterações na cor da urina, procure imediatamente um médico.
É imprescindível que o tratamento seja efetuado logo que detectar os primeiros sintomas para evitar que a infecção piore, podendo até ocorrer a pielonefrite (infecção dos rins) e sepse (infecção generalizada).

Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. ????????

Beijos ????
Dra. Priscila K. Matsuoka | Ginecologia e Obstetrícia | CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.

Cuidado integral
à saúde da mulher

Agende uma consulta
(11) 99802-1564