Apesar de ser uma condição muito prevalente, o tratamento da endometriose deve idealmente ser feito e acompanhado por um especialista
A endometriose é uma condição ginecológica crônica que afeta de 5 a 10% de todas as mulheres em idade reprodutiva, causando dor intensa e, muitas vezes, infertilidade.
Devido à sua natureza complexa, o diagnóstico e tratamento requerem a atenção de um especialista em endometriose, que além de definir as condutas mais adequadas para cada paciente acompanhará de perto o quadro clínico e fará o manejo de todas as complicações.
Agende sua consulta com uma especialista em endometriose!
O que é endometriose?
A endometriose é uma condição em que o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, passa a crescer em outros locais, como ovários, tubas uterinas, bexiga, intestino e, em casos raros, até nos pulmões, demandando uma investigação diagnóstica complexa que deve ser guiada pelo especialista em endometriose.
Além disso, essa condição pode variar em gravidade, com algumas mulheres apresentando poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras experimentam dor debilitante e complicações significativas, que vão desde dor durante a relação sexual até dificuldade para engravidar.
O papel do especialista em endometriose
O especialista em endometriose é o médico ginecologista com formação e experiência específica no diagnóstico e tratamento desta condição, o que lhe permite reconhecer os sintomas e programar abordagens terapêuticas individualizadas para cada paciente e, se for o caso, realizar cirurgias minimamente invasivas. O ginecologista que cuida da mulher com endometriose precisa ir além do tratamento simples. É necessário compreender como essa doença atinge diversos aspectos da vida da mulher e auxiliá-la nisso.
Dado que o tratamento pode ser feito com medicamentos anticonceptivos, terapias hormonais e cirurgia, cada caso deve ser tratado de uma forma diferente, levando em consideração o desejo reprodutivo da mulher.
Vale destacar, ainda, que o especialista em endometriose pode oferecer suporte emocional à paciente e orientação sobre como lidar com os aspectos físicos e psicológicos dessa condição.
Como sempre falo: não trato de endometriose, e sim de mulheres com endometriose, cada uma com sua particularidade, histórias e sintomas.
Cuide da sua saúde feminina com a Dra. Priscila Matsuoka!
Quando procurar um médico especialista em endometriose?
É recomendado procurar um médico especialista em endometriose ao apresentar dor pélvica crônica, menstruações extremamente dolorosas, dor durante as relações sexuais ou dor ao urinar e defecar durante a menstruação. Muitas vezes esses sintomas são investigados por outros médicos, incluindo ginecologistas, mas o diagnóstico acaba sendo firmado pelo especialista, principalmente quando a lesão ocorre em órgãos fora da cavidade pélvica.
Além disso, mulheres que já têm o diagnóstico podem buscar o especialista para ter um acompanhamento mais próximo. Em alguns casos, quando os sintomas da endometriose não melhoram ou até pioram, o especialista pode reavaliar o quadro e propor novos tratamentos, inclusive para ajudar essas mulheres a engravidarem.
Como é feito o diagnóstico da endometriose?
O diagnóstico da endometriose geralmente envolve uma combinação de métodos, incluindo:
- Histórico clínico detalhado;
- Exame ginecológico completo;
- Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal;
- Ressonância magnética de abdômen e pelve para avaliar a extensão e localização;
Quais são as opções de tratamento?
O tratamento para endometriose varia conforme a gravidade dos sintomas, localização das lesões e desejo de fertilidade da paciente, podendo incluir:
- Analgésicos e anti-inflamatórios para as alívio das dores;
- Terapia hormonal, incluindo o uso de anticoncepcionais;
- Remoção do tecido endometrial por cirurgia laparoscópica ou robótica;
Tratamento para dor crônica: o especialista em endometriose deve indicar terapias adicionais que têm demonstrado grande eficácia no tratamento dos sintomas dessa condição, como a fisioterapia, dieta específica e psicoterapia.
Importância de se consultar com um especialista em endometriose
Devido à complexidade no diagnóstico e tratamento dessa condição, é importante que as mulheres se consultem com um especialista em endometriose para receber um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz, pois o manejo desse quadro muitas vezes vai além do escopo de um ginecologista geral.
Dra. Priscila Matsuoka, especialista em endometriose!
A Dra. Priscila Matsuoka é especialista em endometriose, tendo ampla experiência no diagnóstico e tratamento desta condição complexa, além de estar preparada para oferecer um cuidado completo e personalizado, desde a avaliação inicial até o manejo a longo prazo da endometriose.
Entre em contato e agende sua consulta com a Dra. Priscila Matsuoka.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva