Trata a perda involuntária de urina e outros sintomas associados com fisioterapia, medicamentos e cirurgia
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina e pode se apresentar de diversas formas. A incontinência de esforço ocorre ao se esforçar, como ao tossir ou fazer exercícios. A de urgência é caracterizada pela necessidade súbita de urinar e a mista combina esforço e urgência.
O impacto dessa condição vai além dos desconfortos físicos, pois ela provoca constrangimento e compromete a vida social e as atividades cotidianas da paciente. Portanto, para quem sofre com esse problema, buscar a orientação de uma especialista em incontinência urinária é importante para iniciar o tratamento o quanto antes.
Consulte-se com uma especialista em incontinência urinária!
Como a incontinência urinária pode afetar a qualidade de vida?
Frequentemente, o medo constante de precisar usar o banheiro a todo momento, a necessidade de trocar absorventes ou roupas íntimas repetidas vezes e a preocupação com odores fortes e indesejados, ou até mesmo com roupa úmida por causa da urina, levam as pacientes com incontinência urinária a se isolarem socialmente.
Como essa insegurança dificulta o envolvimento em atividades ou interações sociais, ela agrava ainda mais o impacto emocional, causando transtornos mentais, como ansiedade e depressão, especialmente em casos mais graves da condição. Por isso, buscar uma consulta com uma especialista em incontinência urinária é importante para tratar os aspectos físicos e melhorar a qualidade de vida no geral.
Quem é o médico especialista em incontinência urinária?
A especialista em incontinência urinária é a uroginecologista, que diagnostica e trata doenças do trato urinário em mulheres adultas. Além da incontinência, ela também lida com condições como infecções urinárias recorrentes, cistite intersticial, ressecamento vaginal, dor ao urinar crônica e prolapsos genitais.
No caso dos homens, o urologista é o profissional mais indicado para tratamento da incontinência urinária masculina.
Quando procurar uma especialista em incontinência urinária?
Alguns dos principais sintomas que indicam quando marcar uma consulta com uma especialista em incontinência urinária são a perda de urina em situações como:
- Ao tossir;
- Durante risadas;
- Ao realizar exercícios físicos;
- Durante movimentos simples do dia a dia;
- Incapacidade de segurar a urina até chegar ao banheiro.
Além disso, a especialista em incontinência urinária deve ser procurada se a perda involuntária de urina afeta as atividades diárias, trabalho, vida social ou emocional, impactando a vida da paciente. Também é importante procurar ajuda médica se houver sintomas associados, como:
- Dor ao urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Urgência e frequência urinária aumentadas;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Infecções urinárias de repetição.
Como é feito o diagnóstico da incontinência urinária?
O diagnóstico começa com uma consulta com a especialista em incontinência urinária, que realiza perguntas sobre a frequência, quantidade e as situações em que ocorre a perda de urina. Essas informações servem para identificar o tipo da condição e a causa. Além disso, é comum perguntar sobre outros sintomas que possam estar associados.
Na consulta com a especialista em incontinência urinária, é realizado o exame físico para avaliação das perdas urinárias e para investigação de problemas associados. Podem ser solicitados exames adicionais, como urinálise e cultura de urina para descartar infecções e exames de sangue para verificar a função renal. Outro exame necessário em algumas situações é o exame urodinâmico.
Trate a incontinência urinária com uma uroginecologista especializada!
Quais os tratamentos para incontinência urinária?
O tratamento indicado pela especialista em incontinência urinária depende da causa e do grau da condição. Uma das primeiras abordagens é melhorar a alimentação, praticar exercícios físicos de baixo impacto e controlar a ingestão de líquidos. É importante evitar bebidas que possam irritar a bexiga, como café, álcool e refrigerantes com cafeína.
A fisioterapia com exercícios específicos para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, como cinesioterapia, ajuda a melhorar o controle da bexiga e reduzir as perdas urinárias, podendo ser associada a outras técnicas, como o biofeedback e a neuroestimulação. Quando a causa da incontinência está relacionada a uma bexiga hiperativa, que é caracterizada por contrações involuntárias do detrusor, a especialista em incontinência urinária pode indicar medicamentos que ajudam no controle vesical.
Quando os tratamentos conservadores não têm sucesso, a cirurgia de incontinência urinária pode ser considerada. O implante de sling é uma das técnicas cirúrgicas mais comuns, especificamente para a incontinência urinária de esforço. O sling é um tipo de fita sintética colocada sob a uretra para dar suporte à musculatura pélvica e evitar que a urina escape quando a pessoa faz esforços. Existem também os slings autólogos, feitos com o próprio tecido da paciente.
Nos casos em que o tratamento conservador não funciona para bexiga hiperativa, pode ser considerada a toxina botulínica intravesical ou até mesmo a neuromodulação sacral.
Médica especialista em incontinência urinária: Dra. Priscila Matsuoka
A Dra. Priscila Matsuoka é médica uroginecologista, formada pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou residência em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu sua especialização em Uroginecologia.
Especialista em incontinência urinária, ela dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento desse e outros distúrbios que comprometem o sistema geniturinário feminino. A Dra. Priscila Matsuoka está habilitada a conduzir tanto abordagens clínicas quanto procedimentos cirúrgicos, conforme as necessidades de cada paciente.
Entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka para agendar sua consulta!
Fontes: