Mulheres devem buscar atendimento ginecológico anual após a primeira menstruação para prevenir e tratar doenças, além de receber orientações sobre saúde
A ginecologia é a especialidade médica responsável pelo cuidado da saúde da mulher, englobando o diagnóstico e o tratamento de doenças que afetam os órgãos sexuais femininos. Além disso, a ginecologia também é responsável pela prevenção de condições, por meio da realização de exames periódicos, e por orientar a mulher sobre saúde sexual e hormonal.
Apesar dessa atuação abrangente, muitas mulheres ainda se sentem desconfortáveis ou até envergonhadas ao marcar uma consulta. Muitas vezes, as pacientes não sabem exatamente quais sinais indicam a necessidade de um acompanhamento ginecológico ou quando procurar uma ginecologista pela primeira vez. A seguir, saiba como funciona o atendimento e quando procurar uma especialista em ginecologia.
O que faz a médica ginecologista?
A ginecologista é a médica responsável pelo cuidado da saúde geral, reprodutiva e genital feminina, abrangendo órgãos como a vagina, útero, ovários, trompas de Falópio, vulva e mamas. Importante ressaltar que na consulta, a Dra. Priscila Matsuoka preocupa-se com todos os aspectos de saúde da mulher, como alimentação, atividades físicas, qualidade do sono, manejo do estresse e relacionamentos da paciente. Além disso, durante as consultas, ela realiza exames preventivos e clínicos para avaliar o estado de saúde da mulher, além de diagnosticar e tratar diversas condições ginecológicas. Esses cuidados são essenciais em todas as fases da vida, desde a adolescência até a menopausa.
A especialista em ginecologia também acompanha a saúde reprodutiva, orientando sobre ciclo menstrual, fertilidade, planejamento familiar e menopausa. Além disso, a ginecologista prescreve métodos contraceptivos para evitar a gravidez e realiza intervenções cirúrgicas quando necessário, ampliando os fatores que indicam quando procurar uma ginecologista e a importância do acompanhamento.
Faça uma avaliação com a Ginecologista Dra. Priscila Matsuoka!
Quais as doenças tratadas pela ginecologista?
A ginecologista trata doenças que afetam o sistema reprodutor feminino e as mamas, sendo que as condições mais comuns tratadas por essa especialista são:
- Infecções vaginais, como candidíase;
- Corrimentos vaginais;
- Endometriose;
- Distúrbios menstruais, como menstruação irregular e sangramentos excessivos ou ausentes;
- Alterações hormonais;
- Problemas de fertilidade;
- Miomas uterinos;
- Síndrome dos ovários policísticos (SOP);
- Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como clamídia, gonorreia e HPV;
- Distúrbios da menopausa;
- Problemas nas mamas;
- Prolapso genital;
- Câncer ginecológico.
Quando procurar uma ginecologista?
A consulta com a ginecologista pode ser iniciada antes mesmo da primeira menstruação para oferecer orientações importantes para a adolescente. No entanto, a partir da menarca, é recomendado realizar consultas periódicas anuais, ao longo de toda a vida, para monitorar a saúde ginecológica e realizar exames preventivos.
Além das consultas de rotina, sintomas que sugerem alterações ginecológicas também são indícios de quando procurar uma ginecologista. Menstruação irregular, cólicas menstruais importantes, sangramentos excessivos ou ausentes, dor durante a relação sexual ou ao urinar podem ser sinais de condições ginecológicas, como miomas, endometriose ou outras doenças.
Existem também momentos específicos da vida que são indicativos de quando procurar uma ginecologista para um monitoramento mais atento, como durante a adolescência, gestação e transição para a menopausa. Além disso, a consulta pode ser igualmente necessária em situações, como dificuldades para engravidar, suspeita de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a necessidade de orientação sobre métodos contraceptivos.
Como é a primeira consulta com a ginecologista?
Ainda que a primeira menstruação aponte para quando procurar uma ginecologista, devido à necessidade de acompanhar a saúde reprodutiva, essa consulta pode ocorrer em qualquer fase da vida, especialmente quando há dúvidas sobre questões ginecológicas. Nessa fase, a ginecologista pode explicar o funcionamento do ciclo menstrual, as mudanças no corpo e orientar sobre cuidados durante a puberdade.
Assim, quando procurar uma ginecologista para a primeira consulta ginecológica, a paciente vai encontrar um atendimento baseado em uma conversa sobre o histórico médico, familiar e sexual, focando nas informações sobre o ciclo menstrual e saúde reprodutiva. Além disso, a especialista pode realizar um exame físico completo para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos. Importante ressaltar que mesmo as pacientes que nunca tiveram relações sexuais devem passar na ginecologista, pois a saúde da mulher é bem mais ampla do que a questão sexual.
Quais exames a ginecologista pode solicitar?
A escolha dos exames depende da idade da paciente, das queixas apresentadas e das suspeitas da ginecologista. Quando procurar uma ginecologista como rotina, a paciente será solicitada a fazer a citologia oncótica de colo uterino, que serve para detectar alterações no colo do útero e diagnosticar o câncer cervical, e a ultrassonografia pélvica, usada para avaliar os órgãos e diagnosticar condições como miomas e cistos ovarianos.
Para o rastreamento do câncer de mama, a mamografia é recomendada a partir dos 40 anos. O exame de secreção vaginal pode ser solicitado para identificar infecções, como vaginites e vaginoses, quando há sinais de alterações. Quando o Papanicolau apresenta alterações, a ginecologista pode realizar uma colposcopia, exame que permite uma avaliação mais detalhada do colo do útero.
Entre em contato com a Dra. Priscila Matsuoka para agendar sua consulta!
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)