A fisioterapia para o assoalho pélvico é um tratamento não invasivo que pode ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida de homens e mulheres
A fisioterapia é uma área da saúde focada na manutenção, promoção e restauração da capacidade física e funcional dos indivíduos, incluindo tratamentos das diversas disfunções do corpo, inclusive do assoalho pélvico. Como essa região do corpo é responsável por auxiliar o controle da micção, evacuação e a função sexual, a fisioterapia pode auxiliar no bem-estar e a qualidade de vida. Pode-se dizer, portanto que alguns dos benefícios da fisioterapia pélvica incluem o aprendizado sobre a autopercepção (propriocepção) desta região, assim como o fortalecimento, alongamento e relaxamento dos músculos dessa região principalmente para as mulheres.
Para que serve a fisioterapia para assoalho pélvico?
A fisioterapia para o assoalho pélvico serve para melhorar o controle dos músculos dessa região, pois quando estão enfraquecidos ou tensos demais, podem causar diversos problemas, como incontinência urinária ou fecal, disfunções na micção, , dores crônicas, disfunção sexual e outros. Assim, os benefícios da fisioterapia pélvica envolvem a melhoria da qualidade de vida por garantir maior controle, independência e autonomia ao paciente.
Em que casos a fisioterapia pélvica é indicada?
A fisioterapia para o assoalho pélvico é indicada para diversos casos de disfunções e problemas que afetam a musculatura e ligamentos dessa região do corpo, especialmente para mulheres que sofrem um enfraquecimento dessas estruturas, fator relacionado principalmente à menopausa, genética, partos e avanço da idade. Assim, alguns dos principais casos em que há benefícios da fisioterapia pélvica são:
Incontinência urinária
A incontinência urinária é uma das principais indicações de tratamento com fisioterapia para o assoalho pélvico, e pode se manifestar por perdas involuntária de urina aos esforços, perdas por urgência miccional (necessidade súbita e intensa de urinar) ou até com as duas combinadas (incontinência urinária mista).
Disfunção sexual
A fisioterapia pode ajudar a melhorar a lubrificação percepção vaginal pela própria mulher, aumentar a sensibilidade e a satisfação sexual, bem como tratar a dor durante a relação sexual. Além disso, um dos principais benefícios da fisioterapia pélvica é o tratamento do vaginismo, uma condição em que a contração involuntária dos músculos torna a relação sexual dolorosa.
Prolapsos
O prolapso genital é um problema que afeta muitas mulheres, especialmente após o parto ou na menopausa. Nessa condição, os órgãos pélvicos, como o útero, a bexiga ou o reto, podem se deslocar para fora da posição normal, causando desconforto e outros sintomas, de tal forma que a fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos que suportam esses órgãos, prevenindo ou tratando o prolapso em casos mais iniciais.
Auxilia no tratamento da endometriose
A endometriose é uma condição ginecológica infamatória causando dor e outros sintomas que podem ser tratados com a fisioterapia para o assoalho pélvico. A fisioterapia pode beneficiar pacientes com endometriose que desenvolvem dor miofascial, disfunções sexuais, miccionais e evacuatórias.
Principais benefícios da fisioterapia pélvica
Como os músculos do assoalho pélvico estão relacionados com o controle dos esfíncteres anais e vesicais, com o funcionamento intestinal, e até com a circulação sanguínea, os benefícios dessa terapia são inúmeros. Os principais estão descritos a seguir:
Melhora das dores na relação sexual
A dor durante a relação sexual, também conhecida como dispareunia, pode ter diversas causas, incluindo a disfunção dos músculos do assoalho pélvico. Assim, a fisioterapia pode levar a uma melhora significativa na qualidade de vida e na intimidade da mulher.
Prevenção de incontinência urinária na gestação
A fisioterapia durante a gestação auxilia na prevenção e tratamento de incontinência urinária. Esse tipo de terapia é eficaz no tratamento de diversos problemas urinários, como incontinência urináriae urgência miccional.
Preparação para o parto
Um dos benefícios da fisioterapia pélvica é a preparação para o parto, momento em que a musculatura do assoalho pélvico é muito requisitada para garantir um período expulsivo de qualidade para a mãe e a criança.
Ou seja, os benefícios são inúmeros e incluem:
- Mais autoconfiança;
- Conforto;
- Bem-estar;
- Autonomia;
- Qualidade de vida.
Entre em contato com a Uroginecologista Dra. Priscila Matsuoka.
Fontes: