Procedimento pode ser alternativa eficaz para casos complexos de endometriose
A endometriose é uma condição ginecológica que afeta de 5% a 10% de todas as mulheres em idade reprodutiva, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Esse quadro, bastante doloroso, caracteriza-se pelo crescimento de tecido semelhante ao endométrio (camada interna do útero) fora do útero, em locais como ovários, trompas de falópio, superfície externa do útero e outros órgãos pélvicos.
Ou seja, é uma condição que pode comprometer consideravelmente a qualidade de vida da mulher, que constantemente está em busca de tratamentos eficazes. Nesse cenário, ganha destaque a videolaparoscopia para endometriose, técnica cirúrgica minimamente invasiva e frequentemente utilizada tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.
Agende uma consulta para conhecer mais sobre essa técnica!
Quando é indicada a videolaparoscopia para tratar a endometriose?
A videolaparoscopia para endometriose é indicada como forma de tratamento para mulheres diagnosticadas com essa condição e que relatam sintomas com grande impacto negativo em suas vidas.
Ou seja, são pacientes com endometriose e:
- Dor pélvica intensa;
- Falha de tratamentos clínicos;
- Infertilidade;
- Lesões profundas em órgãos pélvicos e intestinos.
Como a videolaparoscopia trata a endometriose?
A laparoscopia para endometriose é um tratamento minimamente invasivo, mas que deve ser feito em centro cirúrgico com a paciente anestesiada. Após preparação da equipe e da mulher, o cirurgião faz pequenas incisões no abdome, de aproximadamente 3 cm, e uma no umbigo, através das quais serão inseridas as ferramentas.
Esses instrumentos cirúrgicos incluem o laparoscópio (tubo fino com câmera) e ferramentas de corte, sucção e clipagem. Além disso, antes de realizar a videolaparoscopia para endometriose é preciso inflar o abdome com um gás, o dióxido de carbono, que cria um espaço de trabalho aumentado e melhora a visibilidade.
Com tudo pronto, o ginecologista pode investigar as lesões endometriais, sua localização e profundidade, e então iniciar o tratamento através da remoção ou ablação desses focos, além de poder retirar cistos e aderências. Ou seja, o tempo de decorrência da videolaparoscopia para endometriose é dependente da quantidade e profundidade das lesões.
Ao final do procedimento, basta liberar o dióxido de carbono da região abdominal e fechar as incisões com pontos simples e curativo oclusivo.
Saiba se essa técnica é indicada para seu caso!
Quais são os benefícios deste tratamento?
A videolaparoscopia para endometriose oferece vários benefícios, tais como:
- Menor invasividade quando comparada à cirurgia aberta;
- Recuperação mais tranquila e rápida para a paciente;
- Menor dor pós-operatória;
- Menor formação de cicatrizes;
- Internação mais curta e risco diminuído de infecções.
Existem riscos na videolaparoscopia para endometriose?
Embora a videolaparoscopia seja considerada segura, ela apresenta riscos assim como qualquer procedimento cirúrgico. Dessa forma, pacientes submetidas à laparoscopia para endometriose devem estar cientes das raras (mas possíveis) complicações:
- Infecção das incisões ou na cavidade pélvica;
- Sangramento durante ou após a cirurgia;
- Lesão de órgãos e estruturas abdominais;
- Reação à anestesia;
- Dor pós-operatória.
Além disso, embora a videolaparoscopia para endometriose tenha se demonstrado bastante eficaz, casos graves da doença podem apresentar recidiva mesmo após o procedimento. Por isso, todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com o médico.
Quais são os cuidados no pós-operatório?
Após a laparoscopia para endometriose, é preciso tomar alguns cuidados para garantir uma recuperação adequada, como:
- Repouso: descansar nas primeiras semanas após a cirurgia, evitando atividades físicas intensas;
- Controle da dor: medicamentos analgésicos podem ser prescritos para controlar a dor pós-operatória;
- Cuidados com as incisões: manter as incisões limpas e secas, seguindo as orientações do médico sobre os curativos.
- Alimentação saudável: manter uma dieta equilibrada para auxiliar na recuperação e cicatrização;
- Acompanhamento médico: comparecer a todas as consultas de acompanhamento para monitorar a recuperação e tratar quaisquer complicações que possam surgir.
Ou seja, a laparoscopia para endometriose oferece alívio significativo dos sintomas e uma melhoria na qualidade de vida. Agende sua consulta para discutir suas opções de tratamento e começar seu caminho para uma vida com menos dor e mais saúde!
Fonte: