Com certeza você conhece alguém que tem mioma uterino. Também chamado de fibroide uterino, o problema é mais comum do que muitos imaginam, principalmente a partir dos 30 anos.
Os miomas são considerados tumores benignos, podem surgir em vários locais do útero e variar de tamanho. Na maioria dos casos, são assintomáticos, porém dependendo do tamanho e localização podem apresentar aumento do fluxo menstrual, dor pélvica, infertilidade e aumento do volume abdominal.
A causa é desconhecida, mas sabe-se que está correlacionada a fatores genéticos, raciais, exposição a estrogênios. Por isso, acomete as mulheres em idade fértil.
O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas. No entanto, em alguns casos específicos o tratamento é cirúrgico. Atualmente, existem técnicas minimamente invasivas que causam menor agressão ao organismo, menos dor e melhor resultado estético. Porém, sempre, cada caso deve ser avaliado para a melhor indicação.
Sua saúde e a saúde de sua família são muito importantes, cuide com muito carinho. Por isso, em caso de dúvidas procure um profissional capacitado para atendê-los integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.
Beijos
Dra. Priscila K Matsuoka
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 133872
Sem conflitos de interesse a declarar.